quinta-feira, 10 de julho de 2008

A inesgotável fonte

Ele foi um dos principais nomes da música brasileira recente. Conhecido por uma voz grossa, e letras penetrantes, o jovem Junior se transformou no adulto Renato Russo. Teve duas grandes bandas, além da imaginária "The 42th Street Band": o Aborto Elétrico e a Legião Urbana. Essa última é um dos maiores fenômenos musicais do Brasil, vendendo mais de 15 milhões de cópias de todos seus trabalhos lançados.

Renato deixou alguns trabalhos ainda inéditos. A maioria já conhecida dos fãs, e comercialmente "batido". O próprio responsável pelo espólio musical de Renato Russo, Marcelo Fróes, já deixou bem claro que dificilmente haverá outro música que estoure nas rádios - como foi o caso de "Mais Uma Vez", do cd Presente de 2003. Porém, o material ainda não lançado é algo que aguça a curiosidade dos fãs.

Visando satisfazer parte dessa curiosidade, será lançado oficialmente neste domingo, 13/07, o cd "O Trovador Solitário" que traz gravações feitas entre o fim do Aborto Elétrico e o início da Legião Urbana, período em que o próprio Russo se dominava "O Trovador Solitário" pois subia, sozinho, nos palcos de Brasília com um violão e cantava suas músicas, abrindo show de grandes bandas como a Plebe Rude. Esse cd vem com 11 faixas, sendo 9 delas já conhecidas de fãs mais assíduos num arquivo que rola pela internet batizado de "Rádio Brasília". As faixas que completam esse álbum são uma demo de "Que País é Este" de 1978 e um cover de "Summertime", cantado com Cida Moreira em 1984. Sempre no formato "banquinho e violão".

A "Rádio Brasília" foi uma gravação que Renato fez para seus amigos com algumas músicas que viriam a estourar com a Legião Urbana, e duas que fizeram sucesso com o Capital Inicial. Dentre as particularidades, o fã poderá escutar uma versão de "Eu Sei'' enquanto ela ainda se chamava "18 e 21", e a versão "completa" de "Eduardo e Mônica", em que, quem diria, o casal da música planejava se casar no oceano e tinha um apartamento modesto em Brasília. Também há o único registro oficial das músicas "Veraneio Vascaína" e "Anúncio de Refrigerante" na voz de Russo. Ainda há uma música que se repete do repertório do "Presente": "Boomerang Blues"

O cd é lançado pelo selo Discobertas, e distríbuido pela Coqueiro Verde, de Erasmo Carlos. O selo de Marcelo Fróes tem o objetivo de "viabilizar projetos de resgate e reedições – como parceiro das demais gravadoras e de detentores de gravações de valor histórico para fãs, colecionadores e pesquisadores de música brasileira", segundo release oficial. O cd de Renato será o terceiro lançamento do projeto. Os outros dois foram "Zé Ramalho da Paraíba", cd duplo que traz o registros de shows realizados entre 1973 e 1977, quando o cantor ainda não tinha estourado na mídia e "Jackson do Pandeiro - Chiclete com Banana", que traz 28 faixas que representam os fonogramas gravados entre 1958 e 1960 para a antiga Columbia (atual Sony BMG).

O que mais se discute sobre esse novo lançamento de Renato, é se é mais uma forma de ganhar dinheiro às custas do mito criado em torno do cantor. Afinal, de "mais do mesmo" basta a coletânea homonima, e os cd's ao vivo da Legião Urbana. Na minha visão a resposta é não. Vale lembrar que o projeto do selo de Fróes é de lançamentos documentais, não comerciais. Logo, quem procurará esse novo cd de Russo será ofã curioso que quer descobrir como era o ídolo antes do sucesso. Não há musicas comerciais, nada que alimente a sedenta gana das rádios e gravadoras por hits. Apenas versões acústicas e primárias do que já foi estourado. É um cd de arquivo.

Mas, segundo Fróes, há chances de em 2009 ser lançado alguma coisa da Legião Urbana. O que é mais complicado, pois depende dos protecionistas, com toda razão, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, guitarrista e baterista do grupo, respectivamente. O sonho da maioria dos fãs, além dos suposto material inédito deixado pela banda, é ver algum registro de show lançado em forma de vídeo. O mais pedido é o show do Metropolitan, que virou o cd "Como é que se diz Eu Te Amo", em 2001. Será que finalmente o sonho dos fãs se realizará?

Vale lembrar que o único registro oficial de vídeo da banda é o "Acústico MTV", de 1999.


Até a próxima.
Peterson Munhoz

Nenhum comentário: