domingo, 27 de julho de 2008

À espera da largada [2]

Dando continuidade ao post anterior, hoje encerrarei a série "À Espera da Largada" com mais três candidatos que pontuaram na última pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 24. São eles: Paulo Maluf (PP), Soninha (PPS) e Ivan Valente (PSOL).
Pela ordem, falarei primeiro do deputado federal Paulo Maluf. Que também foi ex-prefeito e ex-governador de São Paulo. Nas eleições de 2006, o então candidato recebeu uma das votações mais expressivas para o cargo. Na época de prefeito realizou alguns projetos que visaram ajudar diversas camadas da população. Entre eles está o "Leve Leite", em que, se a criança frequentasse as aulas da rede pública, levaria para casa um latão de leite em pó para ajudar no sustento; o projeto "Cingapura" que visava transformar as favelas em conjuntos de prédios; fez ainda alguns túneis, viadutos, e avenidas que tinha por objetivo desafogar as vias de trânsito. O porém de Paulo Maluf são as inúmeras acusações de corrupção, desvio de verbas, superfaturamento de obras etc. Segundo o site da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), que está divulgando a "ficha suja" dos candidatos, o deputado tem, ao menos, sete processos correndo contra ele. Três deles são ações pelo crime de improbidade administrativa, outros dois são crimes contra o sistema financeiro nacional, um engloba crimes contra a paz pública/ quadrilha/ crimes contra o sistema financeiro nacional/ crimes de ocultação de bens, direitos ou valores. O último processo enquadra o deputado no crime de responsabilidade. Sua candidatura à prefeitura foi definida em convenção de seu partido, o Progressista, em que Maluf concorreu com o também deputado Celso Russomano. Sua vice será Alince Corrêa, também deputada federal. Aline, segundo o site da AMB, é ré de um processo que engloba crimes contra a paz pública/ quadrilha/ crimes contra o sistema financeiro internacional/ crimes de ocultação de bens, direitos ou valores. Visão tentou encontrar o site oficial de campanha de Paulo Maluf, para transcrever suas propostas, mas não conseguiu. Caso algum leitor conheça o endereço, peço o favor de me informar nos comentários. O deputado tem 8% das intenções de voto.
A candidata do PPS é Sonia Francine, mais conhecida como Soninha. Sua fama começou quando foi VJ da MTV Brasil por dez anos, teve passagem pela TV Cultura, da onde foi demitida após assumir que fumava maconha, e foi comentarista da ESPN Brasil, e, finalmente, foi uma das apresentadoras do programa Saia Justa, da GNT. Soninha é vereadora pela cidade de São Paulo e está no PPS desde setembro de 2007. Segundo seu site oficial, as propostas das candidatas,
entre todas, são: repovoar o centro, desenvolvendo a "periferia, incentivando a atividade econômica que gera postos de trabalho e melhorando toda a infra-estrutura urbana e serviços públicos "; no que tange a habitação ela pretende "requalificar os conjuntos habitacionais que já existem, garantindo a oferta de áreas de convivência e lazer, CEIs, equipamentos culturais e esportivos, acesso à internet e também melhor aproveitamento dos recursos naturais. Produzir novas unidades com esses critérios em mente, e também mais bonitas, espaçosas e confortáveis"; na área de educação, ela quer "garantir a formação integral (com cultura, esporte, educação ambiental, educação para a saúde e sexualidade etc.), o desenvolvimento de capacidades, cultivo de qualidades e valores (como responsabilidade, respeito, solidariedade e persistência) e promoção da cultura de paz"; e no quesito saúde, ela entende que é necessário "melhorar a integração entre os vários equipamentos (AMAs, UBSs, Hospitais etc.) e a informação sobre os serviços. Ampliar o Programa Saúde da Família. Incrementar as ações de saúde voltadas a públicos diversos como adolescentes, idosos, homens, LGBT". O seu candidato a vice é o escritor e cineasta João Batista de Andrade, ex - secretário de Cultura do Estado de São Paulo, no governo Geraldo Alckmin. A vereadora conta com 2% das intenções de voto, porém o presidente de seu partido, Roberto Freire, acredita que ela tem potencial para chegar ao segundo turno da disputa, conforme dito em entrevista para a Folha Online.
Para encerrar a série, falo agora de Ivan Valente, candidato do Partido da Solidariedade, criado da ruptura que aconteceu no PT há alguns anos. Esse partido reúne a ala mais "radical" do antigo PT. Ivan foi eleito duas vezes deputado estadual (1987/90 e 1991/94) e também foi eleito duas vezes para o cargo de deputado federal, a última já pelo PSOL. Entre suas propostas para educação, Valente pretende reduzir o número de alunos por salas, para dar maiores condições de ensino, investir 30% da arrecadação municipal na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE); na área da Saúde, o candidato pretende estudar os problemas de saúde prioritários de cada região para propor metas para melhorias em cada uma das 31 subprefeituras; finalmente no quesito transportes o deputado quer, entre outras coisas, "ampliar corredores de ônibus, faixas para motociclistas, faixas para ciclistas e alargamento de calçadas", segundo seu site oficial. O vice em sua chapa é o deputado estadual Carlos Giannazi, que foi o autor da Emenda Constitucional 03/07, que trata da ampliação da licença maternidade de 4 para 6 meses concedida às servidoras estaduais. Ivan tem 1% das intenções de voto.

Espero que com esse resumo dos seis principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, o Visão Crítica tenha ajudado os seus leitores a conhecerem um pouco mais sobre os candidatos que concorrem o pleito.

Saiba mais:
Dia 31/07, às 22hs (Brasília), debate na Rede Bandeirantes com os candidatos

Informe-se:
http://www.soninha23.can.br
http://www.ivanvalente.com.br

Imagens: Paulo Maluf : Portal G1
Soninha: Portal Estadão
Ivan Valente: Socialismo.org.br


Até a próxima!
Peterson Munhoz

Um comentário:

Unknown disse...

To esperando o post dos acontecimentos de ontem... Mas, agora que vi que esqueci de te parabenizar pelos posts "À espera da largada" Então, parabéns.
hehe
beijo....