terça-feira, 9 de dezembro de 2008

As coisas no seu devido lugar.

Ninguém disse que as coisas são fáceis. E também ninguém nunca disse que as pessoas poderiam não tentar fazê-las. No decorrer da vida nós vamos aprendendo que quanto mais sincero você tentar ser, mais algumas pessoas irão se aproveitar disso para montar em cima e fazer você de gato e sapato. Não há dúvidas quanto a isso. Mas isso também não é motivo para desistir do que nós somos.

Algumas vezes a vida vai nos pegar numa encruzilhada, e vai doer. Veremos pessoas que irão aparecer nos nossos momentos de paz, e nos deixarão quando tudo já virou um grande furacão. Veremos pessoas que irão aparecer no meio de uma tempestade, e transformará tudo numa grande calmaria. Vamos ver pessoas que não sabem rir de seu próprio tombo, e pessoas que riem de tudo para provar para o mundo que estão bem - mesmo que, no seu interior, estejam chorando. Iremos descobrir que quem faz drama demais não faz drama do que lhe incomoda de verdade. O verdadeiro problema fica internalizado, e confiado apenas para poucas pessoas.

As coisas se encaixam no seu devido lugar.

Na nossa grande caminhada pela vida certamente vamos perceber que um grupo seleto de pessoas tem nosso carinho de forma espontânea e silenciosa. Uma simples troca de olhares é capaz de revelar uma grande carga de sentimentos que palavra nenhuma irá conseguir expressar. Uma música, um acorde, uma batida no lugar certo poderá despertar uma sensação inexplicável no nosso interior

Uma cena de filme, no lugar certo, no momento certo, com o pensamento certo em nossa cabeça, poderá desencadear um processo nervoso de lembranças. O mundo não é perfeito, e nem todas as pessoas são felizes, mas podemos fazer algo para deixar a vida de alguém mais iluminada sempre.

A teoria das coisas em seu lugar não diz muito mais do que o óbvio. Tudo é uma interligação de fatos, momentos, e lembranças que irão desencadear em nós uma resposta. O exemplo da música é o mais clássico. Mas não digo da letra, é um sinal muito claro. Digo dos acordes, de uma palhetada combinada com uma passada certa nas notas, que, se bem ouvida por nossos ouvidos, farão que voltemos e voltemos a música naquela parte para sentir o arrepio. O timbre de voz numa letra que não faz o menor sentido, como algumas do Radiohead, que ouço no momento, pequenos fatores que marcam.

O destino, que existe sim, nos é revelado por pequenos sinais do cotidiano que passamos despercebido, ou até notamos, mas nunca vamos relacionar com o futuro. Não digo aqui de coisas grandes, como uma decisão de "sim" ou "não", isso é grande demais. Um perfume que você sente no ônibus que, dias ou meses ou anos, mais tarde não irá sair de sua cabeça. Uma rua que você passou uma vez na vida, uma música que você ouviu e o refrão, mais tarde, iria te dizer muito. Ou a própria passada da letra resumiria a situação. Tudo está traçado sim, mas a Força Superior não nos deixa tão desamparados sobre nosso futuro. Ele nos manda sinais singelos, que muitas vezes não reparamos porque não sabemos, mas que na hora certa irá se encaixar no seu lugar.

Como perceber esses sinais, se eu acabei de falar que não percebemos pois não sabemos deles? É a grande peça do quebra-cabeça chamado memória. Pequenos detalhes marcantes ficarão registrados na nossa memória, e se revelarão conforme a situação, estará tudo moldado na nossa memória para que na hora certoa haja a sincronia dos passos que já nos foram apresentados com a situação que nos é apresentada. Como se fosse um jogo de seguir pistas, as informações que vamos captando sem perceber vão nos levando para um lugar, e, quando chegamos no alvo, passamos a notar a existência desses sinais. Como? Fácil. Quando o cheiro te lembra algo familiar, quando a música te lembra o momento, quando a maneira que a brisa do vento lhe atinge te traz recordações de uma época.

Mas, como na na vida tudo passam, um dia as coisas vão embora. Ai eu concordo com tudo o que dizem que o que vale é a experiência e a lição, que não deixa de ser um sinal enorme e descarado do destino falando "aguarde e siga em frente". É assim que as coisas funcionam. É assim que as coisas se encaixam.


A teoria das coisas no seu lugar não priveligia grandes feitos, mas sim pequenos detalhes.

A vida está no detalhe, no "olá", no olhar, no aperto de mão, no beijo, no abraço, na intensidade.

Grandes feitos são para a história, pequenos detalhes revelam a personalidade e as carências de uma pessoa.


Grandes coisas ficam no vazio do tempo e da memória, pequenos detalhes se encaixam no calor e na grandeza do coração.

Grandes coisas vão embora, pequenos detalhes determinam quem ficam.


As coisas no seu devido lugar.

Até a próxima!
Peterson Munhoz

5 comentários:

Rafael Portillo disse...

Belas palavras. é muito bom saber que existm tantas pessoas que escrevem bem no meio da blogosfera...

http://rafaelportillo.wordpress.com/

Unknown disse...

Cara,muito bom,eu axei bem profundo...

http://ownedando.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bela reflexão!

http://fogodeletras.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pessoas que escrevam bem no meio da blogsfera é apelido... Existe genios aqui nesse mundo que muitos estão tendo conhecimento só agora..

Podemos ver varias reportagens, como teve na Globo recente e ja vi em varias revistas de multinacionais tarem usando um simples blog para mostrar o seu trabalho...

É incrivel tudo isso...

htt://www.conquistadoresde.info

Abraços

Unknown disse...

Muito, muito bom.
Parabéns, peter =)
Continue assim!