sábado, 8 de março de 2008

"Garoto de 8 anos é aprovado em vestibular de direito em GO"

Confesso que tomei um susto quando abri a página do UOL e li essa manchete na última quarta-feira, dia 5. Pensei comigo mesmo: "como pode isso?", ao mesmo tempo em que me lembrava de diversas reportagens que li criticando o número de cursos de Direito espalhados pelo Brasil.

Ao ler a reportagem vi que a história de João Victor Portellinha de Oliveira é diferente das crianças normais. Desenvolveu sua inteligência precocemente, e já cursa a 5º série do ensino fundamental - quando o normal seria a 3º série - e pediu aos pais para prestar um vestibular. Foi agendada então a prova de seleção para a Universidade Paulista (Unip) de Goiânia, que foi feita na sexta 29/2. O resultado saiu dia 3/3 e ele efetivou sua matricula dois dias depois. A Unip alega que o garoto prestou a prova como treineiro, embora o formulário de inscrição não apresente essa alternativa. Essa situação deixou o MEC, o ministro da educação e o país inteiro de cabelos em pé. Afinal, como um menino de 8 anos consegue passar num vestibular, e, ainda por cima, classificá-lo como "fácil"?

Isso mostra mais uma vez como a qualidade do ensino superior no Brasil já está caminhando para um triste fim faz tempo, e faculdades como a Unip já não possuem qualquer moral com os alunos de Ensino Médio. Não é certo haver "provas agendadas", ainda mais em março, com o ano letivo já em curso, apenas para atrair mais alunos para faculdade (ou para completar vagas remanscentes, como eles dizem). É muito certo a OAB pedir intervenção do MEC, e o senhor Fernando Haddad, ministro da educação, começar a investigar o vestibular da Unip. Quem ficará com a fama de ensino de péssima qualidade é o Brasil, tudo por causa de uma parcela que pensa mais em quantidade (de dinheiro) do que em qualidade (de ensino).

Temos muito ainda a aprender no quesito educação. Da base ao superior. Talvez já esteja na hora de fechar tudo para balanço e lançar às diversas univerisidades, que se mostram incompetentes no quesito ensinar, um ultimato. "A situação do jeito que está não pode continuar, ou melhora a qualidade ou fecha as portas". Já sofremos com um péssimo ensino público, é ainda mais vergonhoso ver que podemos estar formando péssimos profissionais também- e isso ser culpa de um canceroso interesse por dinheiro.


Uma boa semana a todos.

Um comentário:

Ariadne_Celinne disse...

rs... assustei também,pensei que fosse uma federal, mas depois vi q era a Unip.. enfim...
ele é mais inteligente do que as pessoas da idade dele, isso é fato, mas não tem maturidade para cursar um curso superior..
mas enfim, aguardar a OAB.
beijossssss